Poesia e pensamentos livres


A noite está calma, a alma serena, e o meu corpo tem a leveza do vazio.
Não olho!
Não escuto!
Não paro!
Sigo decidido no trilho da ausência.
Não quero espalhar sorrisos.
Quero a fome de calar-me.
Não quero escutar palavras que me condenem nem um único som que me venere.
Sigo o percurso da fuga do tédio ruidoso.
Quero estar onde o silêncio me sente, onde escuto o meu sentir, vazio de ninguém.
Preciso dessa sensação de insignificância que tudo relega para segundo plano.
Sento-me numa pedra que não me conta a sua história e tem tanto da minha.
As primeiras estrelas iluminam um mar que geme à minha frente.
Imagino no rodopio das ondas gritos de animais selvagens enjaulados.
Tão presos quanto eu a esse espaço entre o ter e o perder a que chamamos vida.
Cada batimento das ondas contra as pedras, recorda-me esse momento finito.
No meu recanto solitário, com os olhos longínquos, transparece em surdina um segredo.
Não será escutado! Mas o azul oceânico da eternidade o levará.
Que liberdade sinto neste isolamento.
Vou fundo nos meus desejos egoístas. Estou só! O momento é meu.
Que me importa se é fantasia, se nunca na realidade me deitei em cama equilibrada.
Se nunca as minhas ânsias navegaram por mares reais.
Neste momento sou pouco do que aprendi e quase tudo do que sinto.
Flutuo com anjos e demónios nos silêncios de mim.
Não estou ali, e nunca estive tão presente noutro qualquer lugar.
Apenas o meu corpo me denuncia nesta escuridão fingida.
Dispo-me de tudo, convoco a paz, solto a alma e sonho.
Vou em busca de sonhos perdidos ou estarei ausente perdido nos sonhos.
Não se impacientem. Eu não demoro! Eu nunca me demoro.
De pensamento em pensamento, nem reparei que a noite já matou todas as estrelas.
Sempre regresso, e regressei, usando mais uma vez uma desculpa insignificante.
Tudo na vida só pode amanhecer se existir uma noite anterior.
Esta foi a minha noite! Não a noite de todas as noites. Mas a noite que precede o amanhecer de conclusões surgidas do toque das minhas mãos nuas, na água que me reflecte.
Continuarei a ser uma metamorfose ambulante porque me recuso a ser reflexo de sonho imposto.
Não tenho ainda o necessário mas tenho a consciência da falta.
Não é a ausência do necessário que torna os meus dias vazios.
Mas a presença do superficial, que teima em preenche-los com tamanha solidão, que faz com que a ausência maior que sinto, seja de mim.
E esse segredo que o mar levou até uma distancia imprecisa, é o eco do grito de quem já teve pedaços de muito, suplicando por possuir o todo de qualquer pouco.
Qual o pouco que me falta?
Não sei!
Terei mais momentos entre o vazio e o cheio.
Mais silêncios para descobri-lo.
Mais mares para me ajudar.

26-05-2010


1 comentário:

  1. Anónimo7/25/2010

    essa coisa meio Clarice L. ... gosto disso!

    até

    ResponderEliminar

Popular Posts